sábado, 19 de novembro de 2011

Quem Segura o Porta-Estandarte tem a Arte, Tem a Arte ♫

Originário da região canavieira, da Zona da Mata de Pernambuco o Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto ou de Orquestra, é uma tradição recente (século XIX) e tem possível origem nos grupos chamados "cambindas" - brincadeira em que os homens travestem-se de mulheres. Mas conta-se que Mateus e Catirina (personagens mais conhecidos dentro do folguedo) estavam perdidos na floresta, famintos e com sede, quando foram salvos por um caçador e sua mula Calu. O caçador tornou-se amigo de Mateus e Catirina e passou a visitá-los. Quando isso acontecia, o casal organizava uma festa em seu louvor, na qual a dança e a música tomavam conta da fazenda. Essa festa teria sido o início do maracatu rural.

Garoto Representando o "Caboclo de Lança" Do Maracatu Rural de Nazaré da Mata - Pernambuco

Caboclos De Lança no Meio Do Canavial

O ritmo rápido do Maracatu Rural é promovido pela percussão que inclui chocalhos, surdos, taróis, cuícas, gonguês e ganzás. O cortejo desfila num círculo compacto, tendo ao centro o estandarte,o Rei e da Rainha, a Porta-Bandeira ou Baliza, a Dama do Paço, rodeado por baianas, damas-de-buquê com ramos de flores de goma, boneca (calunga) e caboclos de pena. Rodeando este primeiro círculo vêm os caboclos de lança, empunhando lanças compridas de cerca de 3Ocm, emmadeira torneada e com a ponta aguda. Eles a seguram com as duas mãos e brincam para cima, para baixo, para os lados, abrindo espaço na multidão, enquanto correm, saltam e dançam.

Maracatu Rural no Engenho Cumbe na cidade de Nazaré da Mata, Pernambuco - Marcos Michael/Reuters
Somente em Nazaré da Mata (PE), existem 
cerca de 30 grupos de Maracatu de Baque Solto. 
Em plena região canavieira, os cortadores de cana trocam as enxadas,
as roupas de trabalho e os chapéus de palha do dia-a-dia pelas fitas coloridas das lanças dos caboclos, personagens mais conhecidos do folguedo. 
Sua indumentária, que chega a pesar 25 quilos, confere-lhes 
um aspecto de grande imponência. Personagens místicos do maracatu, 
os lanceiros representam a figura do guerreiro de Ogum. 
Os Caboclos de Pena ou Tuxáus usam um capacete grande, bordado, com penas tingidas de cauda de pavão, e fitas largas.
Caboclo de Pena

 - Postagem Especial Para Regina Caiazzo,  Ta Aqui como Prometido minha linda, e venha mesmo desfrutar da nossa linda Cultura, Aproveite Pernambuco ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário